SF-6D

O SF-6D é um questionário utilizado para descrever estados de saúde e gerar índices de utilidade que foi derivado dos itens do SF-36, um instrumento genérico para medir qualidade de vida relacionada à saúde bastante conhecido e utilizado internacionalmente.

Foi originalmente desenvolvido na Inglaterra, por pesquisadores da Universidade de Sheffield e constitui-se basicamente de dois elementos: o sistema descritivo e o algoritmo para cálculo dos escores baseado em preferências medidas na população geral utilizando a técnica do Standard Gamble. Este instrumento é composto por 6 domínios, com 4 a 6 níveis em cada, podendo gerar 18.000 estados de saúde. 

Ambos os componentes do SF-6D já foram adaptados para uso no Brasil. O sistema descritivo na língua portuguesa foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e o algoritmo para cálculo dos escores foi elaborado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este algoritmo foi gerado através da aplicação do Standard Gamble em uma amostra da população geral da cidade de Porto Alegre (RS), resultando em um banco de dados contendo os valores de preferências para alguns dos estados de saúde derivados do SF-6D. A partir destes valores, modelos preditivos foram desenvolvidos a fim de estimar escores para todos os possíveis estados de saúde do instrumento.

O algoritmo do SF-6D brasileiro permite gerar índices de utilidade a partir da versão brasileira do instrumento SF-36, tornando-se uma ferramenta útil para os pesquisadores que possuem os dados do SF-36 e desejam utilizá-los como medida de efetividade para realização de análises econômicas.  

O algoritmo SF-6D Brasil pode ser obtido diretamente com os autores no endereço eletrônico do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS). 

Dúvidas e outras informações sobre a utilização dos algoritmos SF-6D: sf6dbrasil@gmail.com.

Principais publicações relacionadas ao SF-6D:

Algoritmo SF-6D Brasil

Projeto Algoritmo SF-6D Brasil (documento na íntegra)

Sistema descritivo SF-6D Brasil

SF-6D original