SOBRE O NATS-INC

O NATS-INC integra a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), organização que congrega grupos governamentais, acadêmicos e serviços de saúde voltados para o desenvolvimento de estudos de ATS.

O NATS-INC é formado por uma equipe multidisciplinar com profissional das seguintes áreas: educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina e odontologia e conta com o suporte da equipe do Núcleo de Bioestatística e Bioinformática do Instituto Nacional de Cardiologia. 

O trabalho de suporte ao decisor é considerado fundamental pela instituição, uma vez que uma de suas atribuições é desenvolver e disseminar conhecimentos nas áreas da economia da saúde, avaliação de preferências em saúde, qualidade de vida e avaliação crítica de evidências para o suporte ao processo de tomada de decisão em saúde.

Este núcleo também desenvolve atividades de ensino e pesquisa, além de acompanhar e participar ativamente das políticas e do processo de incorporação de tecnologias em saúde no Brasil, através da parceria com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e outras unidades do Brasil e exterior.

A Conitec, que tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, e uma das atividades de suporte do NATS-INC à Conitec consiste na elaboração destes documentos.

A média de tempo para elaboração dos pareceres técnico científicos é de três meses e inclui análise do pedido do demandante, revisão e análise crítica das evidências da literatura e estudos econômicos. Nas demandas em que se comprova maior eficácia da nova tecnologia, o modelo de custo-efetividade é reavaliado e quase sempre refeito. Além disso, também é realizada uma análise de impacto orçamentário, o que inclui estimativa da população a partir de dados epidemiológicos ou de demanda, market share e o custo incremental da nova tecnologia.

Fotos