Neste mês de Fevereiro foram realizadas duas defesas de dissertações de Mestrado realizadas com recurso aos dados da pesquisa Mineira de valoração do EQ-5D.
No dia 20 de Fevereiro a aluna Renata de Miranda Menezes, sob orientação da Profa. Mônica Viegas Andrade, apresentou a dissertação intitulada: “O EQ-5D como medida de saúde para a população brasileira”. Este trabalho teve como objetivo analisar em que medida o EQ-5D descreve bem a saúde da população brasileira, através da comparação deste instrumento com medidas tradicionais de saúde, indicadores socioeconômicos e com o SF-6D.
No dia 21 de Fevereiro a aluna Carla de Barros Reis, também sob orientação da Profa. Mônica Viegas Andrade, apresentou a dissertação intitulada: “Análises custo-utilidade e a comparação de métodos alternativos de obtenção de preferência sociais por estados de saúde”. Esta dissertação teve como objetivos verificar a viabilidade do uso da abordagem ordinal em análises custo-utilidade e analisar evidências quanto à qualidade e convergência entre as técnicas de obtenção de preferências populacionais em saúde. Foi também analisado em que medida os métodos Ordenação, Escala Analógica Visual e Time Trade-Off são equivalentes, tanto do ponto de vista das utilidades associadas aos estados de saúde, quanto no que se refere ao grau de consistência que apresentam.
Parabéns a todos os envolvidos, em especial ás alunas Renata e Carla!
Para mais informações sobre este tema consulte o link http://www.cedeplar.ufmg.br/grupos/geesc/2014/blog