«

Publicação – Diretrizes Metodológicas: Elaboração de Revisão Sistemática e Meta-análise de Ensaios Clínicos Randomizados

5C273B47303945F4B3F29E9D0DBA222E

Foi publicado pelo Ministério da Saúde (MS) a diretriz metodológica que trata da elaboração de revisão sistemática (RS) e meta-análise de ensaios clínicos randomizados (ECR). O documento apresenta principais conceitos relacionados ao planejamento, à condução, à interpretação e ao relato de RS, utilizando linguagem simples e acessível para profissionais da área da saúde, que estejam ou não familiarizados com esse tipo de estudo.

Acesse aqui o documento.

As RS produzem a melhor evidência disponível para avaliar a eficácia, efetividade e a segurança de tecnologias, e são utilizadas para dar suporte às tomadas de decisões clínicas, econômicas e nas políticas na saúde.

Esta edição do documento detalha, de forma pragmática, os processos que compõem uma RS e atualiza as ferramentas necessárias para a elaboração, servindo como um guia prático. O material foi baseado em guias e diretrizes internacionais utilizados para planejar, conduzir e relatar RS de ECR.

REBRATS – REDE BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE