Estudos e Artigos

Social valuation of EQ-5D health states: the Chilean case.

Zarate V, Kind P, Valenzuela P, Vignau A, Olivares-Tirado P, Munoz A.

 

Value Health. 2011 Dec;14(8):1135-41. doi: 10.1016/j.jval.2011.09.002. Epub 2011 Nov 6.

           Este estudo estimou os valores para o questionário do EQ-5D na população chilena baseado na técnica de  troca no tempo (TTO),  para refletir as preferências populacionais sobre a saúde. Foi realizado em uma amostra probabilística de 2000 entrevistados, maiores de 20 anos, moradores da região metropolitana.  A coleta de dados foi realizada entre outubro a novembro de 2008. O “indicador de utilidade” (utility) foi calculado diretamente pela aplicação do TTO para 42 estados de saúde e, para a predição dos demais estados, foi utilizado o ajuste de modelos de regressão. O modelo resultante apresentou robustez e alta capacidade de predição.

  Link para PubMed: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22152184

 

 

Argentine Valuation of the EQ-5D Health States

Augustovski FA , Irazola,  Velazquez AP, Gibbons L,  Craig BM

         Este estudo Estimou os valores para o questionário do EQ-5D na população argentina. Os instrumentos de troca no tempo (TTO) e escala visual analógica foram aplicados a 611 pessoas, de 18 a 83 anos, assistidas em seis centros de atendimento primário, entre outubro de 2003 e julho de 2004. Os resultados foram comparados aos valores obtidos nos Estado Unidos, obtendo-se alta correlação.

Link PubMed: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19900257

Estudo brasileiro de valoração do EQ-5D-3L

EuroQol Brasil  A pesquisa EuroQol Brasil tem por objetivo estimar os parâmetros de valorização dos estados de Saúde utilizando o instrumento do EQ-5D-3L proposto pelo grupo EuroQol. A pesquisa de campo está sendo realizada utilizando três instrumentos e  adaptando o protocolo proposto pela Universidade de York.  O protocolo inclui a utilização dos três métodos de …

Ver página »

Calculo ICER

Estudo QALYBrasil

Desde janeiro/2012 o grupo QALY Brasil está desenvolvendo o projeto de pesquisa EuroQol Brasil: sistema de valores do instrumento EQ-5D de mensuração de qualidade de vida. O estudo teve como objetivo gerar a tabela de valores populacionais de utilidades (utilities) para os 243 estados de saúde possíveis (de 11111 a 33333) no instrumento EQ-5D ™ 3L. Os dados foram coletados em três cidades brasileiras (Rio de …

Ver página »

Análise de custo-efetividade para utilização de oclusores septais no fechamento de comunicação interatrial (CIA) do tipo Ostium Secundum comparado com a cirurgia convencional

Posters apresentados em eventos

     

Ver página »

Recentes

EuroQol Brasil Desde janeiro/2012 o grupo QALY Brasil está desenvolvendo o projeto de pesquisa Euroqol Brasil: sistema de valores do instrumento EQ-5D de mensuração de qualidade de vida. Este estudo obteve a valoração da população brasileira acerca dos 243 de saúde gerados através do EQ-5D.  O NATS/INC é responsável pela a coordenação nacional do estudo e supervisiona …

Ver página »

Referências

Wilke C, Lin HW, Pickard AS. Impact of cancer on HRQL: evidence using the EQ-5D. Midwest Pharmacy Administration conference, Minneapolis, MN, July 27-29th, 2006 [Research in Social and Administrative Pharmacy].   Impact of Cancer on Health Related Quality of Life: Evidence Using the EQ-5D   Objetivo O objetivo deste estudo é descrever o fardo de doença …

Ver página »

ATS para hospitais

Análise de custo do uso oral de Valganciclovir para tratamento de viremia por citomegalovírus Análise de eficácia e segurança do stent bioabsorvível eluidor de everolimus Análise de eficácia e segurança do creme hidratante N_Derm Análise da incorporação do Teste de PCR-t para Clostridium

Ver página »