↑ Voltar para Instrumentos

SF-6D

 

Algoritmo para cálculo de escores do SF-6D no Brasil – SF-6D Brasil

 

O que é o SF-6D?

 

O SF-6D é um questionário para descrever estados de saúde e gerar índices de utilidade que foi derivado dos itens do SF-36, um instrumento genérico para medir qualidade de vida relacionada à saúde bastante conhecido e utilizado internacionalmente. É composto por 6 domínios que possuem de 4 a 6 níveis, podendo gerar 18.000 estados de saúde. Foi originalmente desenvolvido na Inglaterra por pesquisadores da Universidade de Sheffield e constitui-se basicamente de dois elementos: o sistema descritivo e o algoritmo para cálculo dos escores baseado em preferências medidas na população geral utilizando a técnica do Standard Gamble.

Ambos os componentes do SF-6D já foram adaptados para uso no Brasil. O sistema descritivo na língua portuguesa foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e o algoritmo para cálculo dos escores foi elaborado por um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este algoritmo foi gerado através da aplicação do Standard Gamble em uma amostra da população geral da cidade de Porto Alegre (RS), resultando em um banco de dados contendo os valores de preferências por um grupo de estados de saúde derivados do SF-6D. A partir destes valores, modelos preditivos foram desenvolvidos a fim de estimar escores para todos os possíveis estados de saúde do instrumento.

 

Qual a função do algoritmo SF-6D Brasil?

 

O algoritmo brasileiro para cálculo de escores do SF-6D permite gerar índices de utilidade a partir da versão brasileira do instrumento SF-36, tornando-se uma ferramenta útil para os pesquisadores que possuem dados do SF-36 e desejam utilizá-los como medida de efetividade para realização de análises econômicas.  Da mesma forma, pode ser utilizado para calcular escores de utilidade quando o próprio SF-6D foi aplicado.

 

Como obter o algoritmo SF-6D Brasil?

O algoritmo SF-6D Brasil pode ser obtido diretamente dos autores do estudo através da página do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (http://www.iats.com.br). Após preenchimento de cadastro na área de pesquisa/ferramentas de pesquisa os arquivos contendo os algoritmos serão enviados por e-mail.

Os cadastros realizados serão considerados pela equipe que detém os direitos autorais da ferramenta – isenta de encargos financeiros para aplicações não comerciais.

Dúvidas e outras informações sobre a utilização dos algoritmos SF-6D pelo e-mail do grupo de pesquisadores: sf6dbrasil@gmail.com.

 

Links para as publicações relacionadas

 

Algoritmo SF-6D Brasil: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21839880

Projeto Algoritmo SF-6D Brasil (documento na íntegra): http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000762336&loc=2013&l=8e70590929b3e9f5

Sistema descritivo SF-6D Brasil:  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21808898

SF-6D originalhttp://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11939242