«

»

mar 02

Workshop: “Como utilizar os instrumentos para mensuração da qualidade de vida?”

No dia 28/04/2015 o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde organizará o workshop “Como utilizar os instrumentos para mensuração da qualidade de vida?” que será realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro de 8 às 18h.
O impacto de determinada condição de saúde ou tratamento na vida das pessoas é um desfecho legítimo a ser considerado na Avaliação de tecnologias em Saúde. É uma tendência em diversos países considerar as avaliações de custo-utilidade. Os índices de utilidade representam a preferência dos indivíduos por determinado estado de saúde. Estes índices são utilizados para gerar os QALYs (Quality Adjusted Life Years), medida que conjuga quantidade e qualidade de vida.
No Brasil, a avaliação quantitativa da qualidade de vida é pouco abordada nas publicações e na formação dos profissionais de saúde. Em face da diversidade de conceitos e instrumentos utilizados para gerar os QALYs, a capacitação de pesquisadores brasileiros nessa área torna-se fundamental para o desenvolvimento e divulgação de pesquisas nacionais que colaborem com o processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde.
O workshop: “Como utilizar os instrumentos para mensuração da qualidade de vida?” tem por objetivo apresentar as experiências do NATS/INC e da Universidade de GOTHENBURG (Suécia) em pesquisas e indicadores assistencias envolvendo qualidade de vida.
O evento contará com apresentações teóricas e debates e com uma oficina prática para aplicação dos instrumentos de valoração e avaliação da qualidade de vida.

NÃO HAVERÁ TRADUÇÃO SIMULTÂNEA

INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES em breve em www.qalybrasil.org